Área restrita
Esqueci minha senha

Quero solicitar acesso

Biologia das Baratas

Existem cerca de 4000 espécies de baratas, sendo que menos de 1% tem status de praga, pois buscam o convívio com o homem, devido às condições propícias relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo e água. A maioria vive nas regiões tropicais, mas podem existir em todos os lugares do mundo, incluindo o Pólo Norte e o Pólo Sul.

Nas zonas tropicais são freqüentemente de cor verde, amarela ou marrom avermelhada. São nativas do oeste e norte da África.

A maior barata tem cerca de 20 cm de comprimento e vive na América do Sul. Algumas são muito pequenas (4 mm) vivendo em ninhos de formigas.

Podem viver por cerca de um mês sem comer, mas somente uma semana sem água. Também podem nadar e prender a respiração até por 40 minutos. Possuem um exoesqueleto, ou seja, seu esqueleto é formado por quitina localizado fora do corpo o que garante uma excelente resistência e força. À medida que crescem trocam de casca muitas vezes fenômeno denominado de ecdise. Usam as antenas para sentir odores. Vivem em buracos e fendas onde passam 75% do seu tempo.

Alimentam-se à noite atraídas por carboidratos, proteínas e gorduras. As baratas podem em uma única vez se tornarem fecundas para o resto da vida, pois podem armazenar durante toda a vida o esperma em uma estrutura de seu corpo chamada espermateca.

Os ovos são naturalmente protegidos dos inseticidas, tornando difícil seu controle. Podem trazer doenças, contaminado os alimentos como gastroenterocolites, intoxicação alimentar e diarréia.

Em vista de que existem milhares de espécies estudaremos apenas aquelas encontradas em campo de trabalho, ou seja, espécies que tem convívio junto ao homem, estas chamadas de baratas domésticas, habitantes de domicílios ou outras estruturas construídas pelo homem, no peridomicílio (ao redor de estruturas) e seus anexos, tais como caixa de gordura, esgoto, bueiros e outros locais úmidos e escuros.


PRINCIPAIS ESPÉCIES E MEDIDAS PREVENTIVAS:

-Periplaneta americana (barata de esgoto)
-Blatella germânica (baratinha de cozinha)
-Medidas Preventivas para Controle de Baratas


© MAM - Controle de Pragas - Todos os direitos reservados.
Powered by anydesign.net