Área restrita
Esqueci minha senha

Quero solicitar acesso

 

Cryptotermes Brevis (Cupim de Madeira Seca)
 
A- Fezes de Cupim de Madeira
B- Pó de Broca
O gênero Cryptotermes tem distribuição mundial e é a mais importante praga entre os ditos cupins de madeira seca. Possui um aspecto importante em projetos paisagísticos que envolvem peças e estruturas de madeira. A possibilidade de infestar estruturas e objetos de madeira construídos pelo homem resultou na introdução de várias espécies em diversas regiões, onde se tornaram importantes pragas urbanas.

Algumas conseguem mesmo sobreviver em climas frios, pois vivem nas habitações com aquecimento. Atualmente, a espécie deste gênero mais amplamente distribuída é C. brevis, que ocorre em todas as regiões do mundo. Hoje sua distribuição é bastante ampla, sem registros muito precisos.

Ocorre no interior de São Paulo e principalmente nos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, sendo depois do C. havilandi, a segunda maior praga entre os cupins das áreas urbanas. O pó de formato granuloso (resíduo fecal) típico nos cupins de madeira seca, não deve ser confundido com o pó finíssimo, parecendo talco, expelido por espécies de besouros também xilófagos, chamados popularmente de "brocas".



OUTRA ESPÉCIE:

-Cupim subterrâneo


© MAM - Controle de Pragas - Todos os direitos reservados.
Powered by anydesign.net