Área restrita
Esqueci minha senha

Quero solicitar acesso

 

Coptotermes Havilandi (Cupim Subterrâneo)
 

O Coptotermes havilandi é uma espécie oriental, conhecida popularmente como cupim de solo ou cupim subterrâneo, que foi introduzida no Brasil provavelmente no século passado, havendo registros no Rio de Janeiro em 1923 e em Santos em 1934, através de importações de materiais infestados que chegaram por cidades portuárias.

Hábitos:
tem este nome devido ao fato de construírem seus ninhos no solo, mas existem alguns casos onde o C. havilandi instala-se em caixões perdidos de edifícios, paredes duplas, vãos entre lajes ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura. A colônia de C. havilandi pode ser policálica, ou seja, que ocupa vários “ninhos” desprovidos de reprodutores, sendo chamados “ninhos secundários ou subsidiários”.

Dieta: Alimenta-se de celulose causando danos graves em estruturas de madeira.

Reprodução:
Cada ninho contém dois reprodutores primários “Rei e Rainha”, que são responsáveis pela reposição de indivíduos da colônia. A rainha possui um abdômen fisogástrico onde, depois de copular com o macho, armazena os ovos para milhares de posturas.

Com a postura dos ovos da rainha, desenvolvem-se as formas jovens chamadas de ninfas que podem se diferenciar em soldados, operários, reprodutores alados e reprodutores neotênicos.

Os reprodutores alados são responsáveis por fundar novas colônias, no vôo nupcial “revoada” e os reprodutores neotênicos substituem rei e rainha em caso de morte de um deles. O rei e a rainha vivem em média 30 anos.

Identificação: A característica principal do Cupim Subterrâneo é a presença de caminhos feitos à base de terra, fezes e saliva. Estes caminhos são verdadeiros túneis por onde eles transitam com segurança, protegidos de predadores e perda de água.

OUTRA ESPÉCIE:

-Cupim de madeira seca

 

© MAM - Controle de Pragas - Todos os direitos reservados.
Powered by anydesign.net