Área restrita
Esqueci minha senha

Quero solicitar acesso

Identificação e Biologia dos Cupins
 
Os cupins também são chamados de térmitas, formigas brancas, siriris ou aleluias. Existem cerca de 2750 espécies no mundo, distribuídas principalmente em regiões tropicais e subtropicais, com algumas espécies em lugares de clima temperado e outras em regiões desérticas. Dentre o numero extenso de espécies existentes, poucas delas podem ser consideradas como pragas.

Cupins são insetos eussociais assim como as formigas e abelhas, pois formam uma colônia que é caracterizada pela especialização de funções, existindo indivíduos responsáveis por tarefas especificas tais como: buscar alimento, reprodução, botar ovos, defender o ninho, dentre outras. A especialização faz os indivíduos de uma colônia possuir diferentes formas, devidamente adaptadas à função que irão desempenhar. Desta maneira, um indivíduo especializado desempenha apenas um tipo de tarefa, fazendo com que exista uma completa interdependência entre os indivíduos de diferentes funções para a sobrevivência da colônia.

Operários: Obtenção de alimento, alimentação de indivíduos de outras castas, inclusive o rei e a rainha, construção e conservação do ninho (reparação por danos e limpeza), eliminação de indivíduos adoecidos ou mortos, cuidados com os ovos.

Soldados:
Função de guarda do ninho e proteção dos operários durante a busca de alimentos.

Reprodutores: São também chamados de siriris ou aleluias, que saem do ninho em um vôo de dispersão com o objetivo único de encontrar um local onde possam se reproduzir, formando outro ninho de cupins. Ao fundarem uma nova colônia, recebem o nome de reis e rainhas. O casal permanece junto até o final da vida, mas pode ocorrer substituição, em caso de morte de um deles. Dentro de uma colônia existem diversos reprodutores de variadas classificações, que tem por função sair em revoada para formar novas colônias, ou substituírem o casal real como já mencionado.

PRINCIPAIS ESPÉCIES:

-Cupim subterrâneo
-Cupim de madeira seca


© MAM - Controle de Pragas - Todos os direitos reservados.
Powered by anydesign.net