Área restrita
Esqueci minha senha

Quero solicitar acesso

Formiga Cortadeira
 
Estas formigas são grandes causadoras de danos à agricultura, sendo que a importância do seu estudo deve-se aos prejuízos causados às plantações, ao elevado número de colônias que uma determinada área pode apresentar. Saúvas e Quenquéns são as espécies de formigas cortadeiras no Brasil.

Hábitos: são comumente encontradas nas áreas rurais e em jardins. Sua população é composta por indivíduos de tamanhos e formas diferentes de acordo com a função ou trabalho que desempenham.

Dieta: Especializada em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a sua sobrevivência. O material cortado é introduzido em um ninho e fornecerá um substrato para o desenvolvimento de um fungo que servirá de alimento para a formiga

Reprodução: Formigas cortadeiras copulam durante a revoada ou vôo nupcial. Esta revoada ocorre geralmente em dias bem claros, quentes e úmidos, durante o período de outubro a dezembro. Durante o vôo os machos fecundam as fêmeas. Estas voltam ao solo, libertam-se das asas e tratam de escolher um local adequado para fundar uma nova colônia. Os machos morrem logo após o vôo.

OUTRA ESPÉCIE:

-Formiga Doméstica


© MAM - Controle de Pragas - Todos os direitos reservados.
Powered by anydesign.net